A história por trás
Luis Alberto Spinetta escreveu La luz de la manzana em 1987, um ano antes do lançamento do álbum Téster de violência. A música foi gravada em 1988 e tornou-se parte desse trabalho. No estúdio, Spinetta tocou guitarra, voz e programação, enquanto outros músicos completaram o som: Machi no baixo, Mono nos teclados, Guillermo Arrom na guitarra e Jota Morelli na bateria. O solo final foi feito por Spinetta mesmo.
O título inspira-se em um lugar de Buenos Aires, a Manzana de las Luces, um espaço histórico que na época colonial tinha o primeiro colégio, a primeira universidade e uma igreja antiga. Para Spinetta, a luz é um símbolo-chave, algo que sempre utilizou em sua música. A manzana, por sua vez, lembra seu interesse pela natureza, algo que se reflete em músicas como Campos verdes ou Jardín de gente, e em álbuns como Durazno sangrando ou Para los árboles.