Início · Músicas · Soda Stereo · En la ciudad de la furia

El último concierto A

por Soda Stereo · Álbum El último concierto A

En la ciudad de la furia

Duração 6:38

Acordes em preparação

Ainda não analisamos o áudio desta música. Quando estiver pronto, você verá o player de acordes sincronizado com o vídeo.

Do álbum

El último concierto A

El último concierto A

Soda Stereo · 1997 · Track 1

Dados

Duración5:46
ÁlbumEl último concierto A
Año1997
ISRCARFSB0700917

A história por trás

A canção En la ciudad de la furia, nascida da mente de Gustavo Cerati, nos imerge em uma atmosfera urbana particular. A letra pinta o quadro de Buenos Aires, à qual se refere como a "cidade da fúria". O relato é apresentado da perspectiva de um ser alado, quase mítico, que se move pela cidade apenas quando a noite cai, buscando um refúgio antes que as pessoas acordem. Este narrador anônimo sugere que apenas a mulher a quem se dirige pode vê-lo e conhecer sua existência, embora ele se sinta parte de todos. É como se encarnasse o próprio espírito da metrópole: audaz, esquivo e, talvez, com um toque de temor, semelhante ao de seus habitantes, cujos rostos refletem essa fúria latente e seu destino na cidade. O refrão, em contraste, nos leva a um sentimento de esperança e anseio, com uma melodia melancólica. O narrador antecipa as boas-vindas dessa mulher, um abraço que o protegerá até o amanhecer, ajudando-o a desvanecer-se na névoa antes que a cidade volte à vida. Musicalmente, a peça inclina-se para um som de rock alternativo e gótico, com toques de new wave, marcando uma evolução no estilo de Soda Stereo em relação aos seus trabalhos anteriores.

Esta peça, lançada em 1989 como o primeiro single de seu álbum Doble Vida, tem suas raízes em uma ideia musical que Gustavo Cerati concebeu aos catorze anos. A gravação ocorreu em junho de 1988, e o álbum foi lançado em julho do mesmo ano. A produção esteve a cargo de Carlos Alomar. O videoclipe, dirigido por Alfredo Lois e filmado em preto e branco em Buenos Aires, foi finalista na categoria de Melhor Vídeo Internacional no MTV Video Music Awards de 1990. O vídeo explora a figura de um homem comum lidando com os conflitos da vida urbana, representado metaforicamente preso em uma gaiola. No final, revela-se que esse homem é Cerati, e depois aparece toda a banda, também dentro dessa mesma estrutura. A canção tornou-se um pilar de suas apresentações ao vivo, sendo escolhida para abrir o último show de Soda Stereo em 20 de setembro de 1997. Uma versão notavelmente diferente, com um estilo mais próximo do blues e uma complexidade musical acentuada, foi interpretada em 1996 nos estúdios da MTV em Miami, contando com a participação da cantora colombiana Andrea Echeverri. Na turnê de reencontro de 2007, Gira Me Verás Volver, a canção foi um tema recorrente em todos os shows. Além disso, existe um remix intitulado En la Ciudad de la Furia [Dance Mix] incluído no álbum Zona de Promesas.