A história por trás
Luis Alberto Spinetta escreveu El marcapiel em 1988, como parte do álbum Téster de violência. A música é tocada por sua banda, onde cada um contribui com sua parte: ele toca guitarra, voz e programação, Machi Rufino o baixo, Mono Fontana teclados, Guillermo Arrom guitarra e Jota Morelli bateria. A letra é contada na segunda pessoa, como se estivesse falando com alguém, e gira em torno de um amor que não alcança o sol.
A música foi gravada em um momento em que Argentina estava no meio de um clima político turbulento, com leis de impunidade e movimentos militares. Para Spinetta, a violência não é apenas o mal, mas algo que atravessa a vida, desde o nascimento até a morte. No álbum, o tecladista Mono Fontana tem um papel-chave, como criador dos arranjos. A música aparece como o quinto tema do álbum, no final do primeiro lado.