Início · Músicas · Soda Stereo · Te hacen falta vitaminas

Soda Stereo

por Soda Stereo · Álbum Soda Stereo

Te hacen falta vitaminas

Tom A Tempo 187 bpm Compasso 4/4 Duração 3:38
Capo 0
Tom A
Vel.
◫ Modo Cinema

Do álbum

Soda Stereo

Soda Stereo

Soda Stereo · 1984

Dados

TonalidadA
Compás4/4
Tempo187 BPM
Duración2:40
CompositorGustavo Cerati
ÁlbumSoda Stereo
Año1984
ISRCARFSB0700880

Créditos

Música Gustavo Cerati

A história por trás

Quando Soda Stereo dava seus primeiros passos, houve duas músicas que apostaram em se apresentar com videoclipes: *«Te hacen falta vitaminas»* e *«Dietético»*. Ambas foram gravadas em 1984 e incluídas no primeiro álbum de estúdio da banda, lançado naquele mesmo ano. A ideia era se apresentar ao público com um som que se movia dentro do que se chamava "música divertida", um estilo que misturava humor e ironia com letras picantes, algo que se sentia em outras bandas da época como Los Twist ou Viuda e Hijas de Roque Enroll. De fato, o refrão de *«Te hacen falta vitaminas»*, com seu "¡Oye! te hacen falta vitaminas", inspirou a criação de outra música do mesmo álbum, *«Mi novia tiene bíceps»*, simplesmente ao ouvir a fita ao contrário em um gravador. O grito inicial de Zeta Bosio, "¡Eyo!", faz referência direta a essa peculiaridade.

A gravação de *«Te hacen falta vitaminas»* tem sua anedota. Foi filmada para o programa de televisão Música total, e a banda fez um playback bastante brincalhão. Gustavo Cerati, que na época trabalhava em um laboratório médico, havia pedido o dia de folga para gravar, mas seus chefes o viram na televisão. Isso lhe custou o emprego, mas a partir daí ele se dedicou com mais força ao Soda Stereo. Os videoclipes dessa primeira etapa, incluindo o de *«Te hacen falta vitaminas»*, eram de baixo orçamento e estilo amador, mas se mostraram muito importantes para a história do rock em espanhol. A música foi tocada ao vivo desde o primeiro show da banda em dezembro de 1982, e mais tarde, a partir da Gira Signos, se fundiu com *«¿Por qué no puedo ser del Jet-Set?»* em um medley chamado *«Vita-Set»*, que se manteve no repertório até 1989. Não foi interpretada novamente até a Gira Me Verás Volver em 2007. Em 2007, Rock.com.ar a colocou na 73ª posição das 100 melhores canções do rock argentino.
0:00
0:00