Início · Músicas · Soda Stereo · ¿Por qué no puedo ser del jet-set?
Do álbum
Soda Stereo
Soda Stereo · 1984
Dados
TonalidadE
Compás4/4
Tempo92 BPM
Duración2:22
ÁlbumSoda Stereo
Año1984
ISRCARF109400136
A história por trás
Essa curiosidade pelo mundo do "jet-set" e pela vida glamorosa, tão presente nas revistas da época, é o ponto de partida de *¿Por qué no puedo ser del jet-set?* (Por que não posso ser do jet-set?). O interessante é como Gustavo Cerati e Charly Alberti deram forma a essa ideia. Originalmente, a letra tinha um tom mais direto e crítico, quase de protesto punk contra a indústria do entretenimento. No entanto, para a gravação do álbum de estreia, decidiram dar uma guinada. A perspectiva mudou: em vez de observar de fora, a canção é narrada de dentro, como se o protagonista já estivesse imerso naquele estilo de vida despreocupado e cheio de luxos. Musicalmente, a peça se ancora naquele som divertido do início dos anos 80, com uma clara influência do ska. A colaboração do saxofonista Gonzo Palacios, que também tocava com Los Twist, contribuiu com aquele ar próximo à música daquela banda, marcando um estilo distintivo.
Esta canção foi uma das primeiras a soar ao vivo para Soda Stereo, desde seu primeiro show em 19 de dezembro de 1982, na casa de Alfredo Lois. Permaneceu no repertório até a Gira Signos em abril de 1987. Após essa turnê, fundiu-se com outra canção, *Te hacen falta vitaminas* (Você Precisa de Vitaminas), dando origem a uma versão chamada *Vita-Set*, que continuou a ser tocada até o início de 1989. Foi até considerada para a Gira Me Verás Volver em 2007, embora tenha sido finalmente deixada de fora. O álbum de estreia que a inclui, Soda Stereo, lançado em 27 de agosto de 1984, distingue-se por um estilo humorístico e irônico, reflexo do movimento da "música divertida" da época. A produção deste trabalho ficou a cargo de Federico Moura, líder de Virus, e o álbum em geral apresenta um som particular que se afasta do que viria depois na discografia da banda.
0:00