A história por trás
A canção Revolver de Rage Against the Machine, com duração de 5:30, é um exemplo da potência sonora que a banda soube construir. O trabalho de produção, a cargo de Brendan O’Brien e da própria banda, juntamente com a engenharia de gravação de Caram Costanzo e Clay Harper, e a mixagem de Andy Wallace, resulta num som cru e direto. A banda, formada em 1990 por Tom Morello e Zack de la Rocha, juntamente com Tim Commerford e Brad Wilk, caracterizou-se por fundir hip hop, funk e heavy metal, e em Revolver, essa energia particular é percebida. Os solos de guitarra de Tom Morello, com o seu uso distintivo de pedais e efeitos, emulando técnicas de DJ, e o estilo vocal agressivo de Zack de la Rocha, influenciado pela sua passagem pelo punk e hardcore, são elementos chave que definem a identidade da canção.
Este tema faz parte do álbum Evil Empire, lançado em 1996, quase quatro anos após o seu álbum de estreia. O título do disco, Evil Empire, fazia referência a uma expressão usada nos Estados Unidos para descrever a URSS, mas a banda deu-lhe uma reviravolta, aplicando-a ao seu próprio país. Evil Empire estreou no primeiro lugar da lista Billboard Top 200. A banda, que esteve ativa durante a década de 1990 até à sua separação em 2000, anunciou o seu regresso em 2007 para se apresentar no festival Coachella, na Califórnia. Após esse reencontro, continuaram com apresentações em diversos festivais pelo mundo, incluindo a América do Sul em outubro de 2010.