A história por trás
Luis Alberto Spinetta escreveu Organismo em el ar para seu álbum Téster de violência, lançado em 1988. A música foi gravada no estúdio, com Spinetta tocando guitarra, voz e programação. Também participaram Machi no baixo, Mono nos teclados, Guillermo Arrom na guitarra e Jota Morelli na bateria. Foi apresentada em junho de 1987 no teatro Astral de Buenos Aires.
A letra começa com uma reflexão sobre a solidão, como se alguém estivesse sentado olhando o mar. Spinetta escreveu a música em sua casa, na rua Elcano, enquanto lidava com a presença de seus três filhos. A ideia da solidão também aparece em outras músicas do álbum, como A luz da maçã. A música é o sétimo tema do disco, o mais longo, e se encerra com a frase "organismo em el ar", que Spinetta explicou como uma presença que guia a vida.