Início · Artistas · The Lumineers

🇺🇸 Estados Unidos · 2005–presente

The Lumineers

The Lumineers é um grupo musical americano de folk alternativo que se originou em Denver, Colorado, em 2005. Os fundadores são Wesley Schultz, que toca guitarra, e Jeremiah Fraites, responsável pela bateria. Seu primeiro álbum, que leva o mesmo nome da banda, foi lançado em 3 de abril de 2012, sob o selo Dualtone Records, alcançando a oitava posição no Billboard 200. Em dezembro do mesmo ano, esse álbum de estréia recebeu a certificação de disco de ouro nos Estados Unidos, Canadá e Irlanda.

Em 5 de dezembro de 2012, The Lumineers recebeu duas indicações ao Grammy nas categorias de Melhor Artista Novo e Melhor Álbum Americana. A música "Ho Hey", um dos temas mais populares da banda, foi parte da trilha sonora do filme O Lado Bom das Coisas (Silver Linings Playbook), que foi indicado a oito prêmios Oscar em 2013.

2,6M Ouvintes/mês

Compartilham cena, década e obsessões

Artistas relacionados

Dados, prêmios, membros e mais

Mais sobre The Lumineers

Biografia

A música "Scotland" da banda é o tema principal da série da CW Reign. Além disso, outras músicas como "Flowers In Your Hair" e "Charlie Boy" foram usadas em vários episódios da mesma série. Em 2013, seu single "Gale Song" foi incluído nos créditos da segunda película da saga Os Jogos da Fome (The Hunger Games).

Antes de se estabelecerem como The Lumineers, Schultz e Fraites colaboravam e compunham juntos em Nova York, usando nomes como Free Beer, 6Cheek e Wesley y Jeremiah. Segundo Schultz, o nome "The Lumineers" surgiu acidentalmente quando um apresentador os apresentou erradamente com esse nome em um clube de Nova Jersey, onde uma banda chamada "Lumineers" estava programada para tocar na semana seguinte.

Schultz comentou que a banda enfrentou dificuldades para triunfar em Nova York, mencionando que vivia em Brooklyn e precisava de três empregos para cobrir o aluguel. Isso o levou a buscar um novo caminho, e em 2009, após considerar outras cidades como Londres, Filadélfia e Boston, ele e Fraites se mudaram para Denver para se integrar à cena de micrófonos abertos. Durante esse período, Jason "Jay" Van Dyke se juntou a eles ocasionalmente. Em 2008, Van Dyke processou The Lumineers, alegando que não recebeu o reconhecimento adequado por sua contribuição. Schultz e Fraites reconheceram posteriormente sua colaboração com Van Dyke, que afirmou ter coescrito nove músicas com eles.

Em dezembro de 2011, "Ho Hey", que seria o primeiro single da banda, foi usado no final da temporada de Hart of Dixie, gerando atenção midiática. Em janeiro de 2012, John Richards, um DJ da KEXP-FM em Seattle, descobriu a música e a reproduziu repetidamente, classificando-a como a melhor do ano. WXPN Philadelphia/NPR também destacou a banda em seu programa "World Cafe: Next." Finalmente, The Lumineers assinou com o selo independente Dualtone Records, e seu álbum foi licenciado para Dine Alone Records no Canadá, Inertia na Austrália e Decca Records para o resto do mundo.

Dados

Nacimiento
31 dic 2008
País
🇺🇸 Estados Unidos
Género
alternative country

Selos discográficos

Dine Alone