A história por trás
Ao mergulhar em *Io vivrò (senza te)*, você se depara com uma peça que, apesar de sua aparente simplicidade, guarda detalhes interessantes. A canção, com música de Lucio Battisti e letra de Mogol, foi lançada originalmente em 1968 na Itália como o lado B de um single. O particular é que o tema principal desse single, *La mia canzone per Maria*, era uma novidade, enquanto *Io vivrò (senza te)* já havia tido uma aparição prévia. Meses antes, o grupo Rokes havia lançado uma versão desta mesma canção, e o próprio Battisti participou dessa gravação tocando órgão. Ambas as composições acabaram fazendo parte do primeiro álbum de Lucio Battisti, e *Io vivrò (senza te)* também encontrou seu lugar no disco *Emozioni*.
Existe ainda um dado curioso sobre uma versão de teste de *Io vivrò (senza te)*, realizada por I Fuggiaschi. Esse registro, que foi feito um mês antes da versão de Battisti, permaneceu inédito até o ano 2000, quando foi incluído em uma compilação da On Sale Music. A duração da interpretação de Battisti é de 3 minutos e 55 segundos.