A história por trás
A canção Every Day Is a Monday, que faz parte do álbum From the Inside de Laura Pausini, nos mergulha na melancolia de um coração que sente saudades. A letra descreve a sensação de vazio e monotonia que se instala após o fim de um relacionamento, onde cada dia parece igual, como uma segunda-feira perpétua, sem a alegria que a companhia dessa pessoa costumava trazer. A liberdade compartilhada em casal, representada como um fim de semana, é contrastada com a solidão atual, que se sente como uma segunda-feira tediosa. É uma expressão de maturidade emocional, onde o preço da liberdade é reconhecido quando esta implica a perda do amor.
Este tema, lançado em 2002 como parte do álbum From the Inside, marcou a estreia de Laura Pausini no idioma inglês. A canção é uma adaptação de Il Mio Sbaglio Più Grande, que apareceu anteriormente em seu álbum em italiano Tra Te E Il Mare de 2000. Para esta versão em inglês, a composição contou com a colaboração de Ali Thomson e Andreas Carlsson, que reescreveram a letra. A produção esteve a cargo de KC Porter. Na instrumentação, destaca-se a participação de Michael Landau em guitarras acústicas, elétricas e sitar, Lee Sklar no baixo e Curt Bisquera na bateria. As partes de teclado e programação foram realizadas por Ali Thomson, Andreas Carlsson e KC Porter. As vozes de acompanhamento foram feitas pela própria Laura Pausini juntamente com Darlene, Lori e Sharon Perry, além de Lisa Abbot. A mixagem foi supervisionada por Bernard Löhr, com gravações de David Cole, Luis Quiñe e Steve Churchyard.